Diamante o melhor amigo da mulher – Tudo sobre Diamante

 

Confira tudo sobre o melhor amigo das Mulheres: O Diamante!

Na idade média, ele era usado somente pelos homens, até que um dia um arquiduque deu de presente à sua mulher uma joia de diamante como presente de casamento. A partir daí, essa pedra preciosa tão cara se tornou um símbolo do amor eterno e passou a ser conhecida como Pedra Vênus.

Assim como a deusa Vênus simbolizava o amor, o diamante também passou a ser um símbolo para os apaixonados. De acordo com a mitologia grega, as pontas das flechas do cupido eram feitas de diamante, o que reforçava ainda mais a ligação entre o amor e a pedra preciosa, que também é a pedra do signo de leão e representa poder.

Desde então o diamante se tornou o melhor amigo das mulheres e a pedra preciosa mais desejada entre elas, afinal, quem não gostaria de ganhar uma joia de diamante, não é mesmo?

Nesse post vamos falar um pouco sobre essa pedra preciosíssima e que enche os olhos das amantes de joias.

 

Características e curiosidades do diamante

 

O diamante é o mineral mais duro encontrado na natureza. Sua resistência é tão alta que ele só pode ser riscado por outro diamante e a maioria dos diamantes que são extraídos é usada para perfurar outros materiais rígidos na indústria.

A importância e o valor do diamante vão depender da sua lapidação. Existem diversos formatos para se cortar um diamante: oval, redonda, gota, corte esmeralda entre outros. Cada diamante é único; nunca haverá um diamante exatamente igual a outro.

A forma como o diamante é lapidado, a simetria das suas arestas e seu polimento afetam diretamente na maneira em que o diamante reflete a luz. Uma pedra bem lapidada é cuidadosamente trabalhada e quanto maior sua lapidação, mais caro é o diamante. Alguns tipos de lapidação desperdiçam mais matéria do que outras e neste caso as pedras têm menor aproveitamento, o que eleva seu valor.

Outra característica que afeta o valor do diamante é a sua cor. Quanto mais incolor for a pedra, mais valiosa ela é. Porém, existem diamantes coloridos que também são valiosíssimos devido a sua raridade, como o diamante vermelho, por exemplo, que pode chegar a custar até 20 milhões de dólares.

No entanto, o preço final do diamante dependerá de dois fatores: o seu peso total exato e o peso por quilate, sendo que um quilate equivale a 200 miligramas.

Muitas pessoas ficam em dúvida com relação à durabilidade do diamante. Isso porque durante um bom tempo acreditava-se que ele era eterno. Apesar de durar por longas décadas, o diamante não é eterno. Isso porque ele é composto de carbono, e com o passar dos anos (muitos anos) o carbono pode definhar.

Se tratando da aplicação dos diamantes em joias, algumas mulheres ficam na dúvida entre o diamante e o brilhante, por terem aparências parecidas. Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, o brilhante nada mais é do que uma lapidação específica do diamante.

Gostou de saber mais sobre essa belíssima pedra preciosa? Continue acompanhando os posts do nosso blog e tenha mais informações para escolher suas joias dos sonhos.