Joias Boho, as peças do momento.

 

Joias Boho

Sempre que pensamos em Joias ou estilo Boho nos recordamos de praia, ‘good vibes’, natureza… Não é mesmo?

Pois tem tudo a ver!

Boho é uma abreviação de boêmio,  palavra usada para descrever pessoas que não estão de acordo com os padrões impostos pela sociedade. Com uma personalidade bem marcante, as joias Boho são as peças do momento. Com influência hippie e cigana, com um ar mais vintage, mais folk, está fazendo a cabeça das pessoas mais estilosas e descontraídas. As peças são muitas vezes simbólicas, prezando a estilos e materiais mais naturais. Mas, por trás desse estilo, há muita história!

 

Origem

 

A origem do estilo Boho vem lá do termino da Revolução Francesa em 1799. Nessa época a classe alta parou de apoiar artistas, que eram considerados mal educados e, além disso, quem apoiava ou vendia alguma obra não era bem visto pela burguesia. Foi ai que muitos desses artistas desamparados, foram viver na pobreza, no meio do povo. Seu estilo, a partir de então, começou a ser roupas velhas, rasgadas e sujas, viraram nômades e passaram a se expressar pela roupas e acessórios que usavam.

Foi então que na década de 1820, junto ao movimento Romântico, onde o homem romântico defendia valores totalmente oposta à árcade(considerada estética da nobreza) valorizava a expressão e a inspiração poética. Artistas foram considerados heróis com sua criatividade exibida na maneira como viviam e vestiam, um tipo especial de pessoa, não apenas um ser que vive de artesanato, iniciando assim o movimento boêmio.

Moças despojadas, que eram contra ao padrão imposto na época, de mulheres femininas e sexy, começaram a aderir a nova moda. Mas foi só durante década de 60 e 70 que o estilo teve seu pico. Cada um que entrava no movimento ganhava espaço para expressar o seu eu artístico.

Mas, para as curiosas, os boêmios originais eram emigrados ,viajantes ou refugiados que, acredita-se que tinha vindo da Boêmia  ou, pelo menos, viajaram pela Europa central para a Europa Ocidental. (A palavra francesa para cigano é bohémien.)A terra da Boêmia, também conhecida como o Reino Tcheco devido à sua localização na República Tcheca Ocidental, tem uma história longa de joias e gemas. Há quem diga que Cisnes de bronze foram encontrados por esses lados desde a Idade do Ferro (1200 anos a.C). Rudolph II, que era o imperador do Império Romano de 1576 a 1612 e rei da Boêmia, foi o mais famoso colecionador de pedras preciosas e minerais do seu tempo, com uma quantidade impressionante e abundante desses objetos. Depois de mudar a corte de Viena para Praga, Rudolph II incentivou todos os ourives a se locomoverem e povoar aquela região, tornando, portanto, Praga um importante centro de arte e cultura.  Além de Praga, Rudolff II passou a enviar os materiais para Turnov, cidade localizada na Republica Tcheca,  que hoje é conhecida por corte de pedras preciosas, gravura e fabricação de joias, onde há uma escola de produção das mesmas, que foi fundada  no ano  de 1884.

 

Características do estilo Boho

 

As joias Boho geralmente são bem coloridas,  possuem franjas de couro e gemas (pedra no interior da peça) grandes, como turquesa, ametista, âmbar, são marcadas também por brincos grandes de argola. Com os cabelos soltos na maioria das vezes (mas isso não é regra ok?) as pessoas usam lenços coloridos no pescoço, prezam a mistura de elementos inspirados por diversos lugares como os países Europeus, a Índia, Turquia e China, além de roupas com estilos medievais, miçangas, várias pulseiras e o uso de joias com símbolos menos comuns em algumas regiões, predomina o uso de Chapéus de abas largas, roupas largas com uma diversidade e textura da maneira mais natural possível.

 

Algumas dicas para não errar

 

O ideal na hora de usar as joias boho é sempre combinar com roupas especiais, que estejam em perfeita harmonia com este tipo de acessório. Mas pode ficar tranquila que vamos esclarecer um pouco mais!

 

As joias podem ser usadas em todas as ocasiões

 

As joias também são usadas de acordo com as ocasiões. Para ir trabalhar, por exemplo, um par de brincos, um relógio, um anel e um colar já compõem um belo look. Para um resultado mais feminino e discreto, opte pelo uso de  joias douradas ou prateadas, pois são elas que darão um toque mais chic para o local mais formal. Se seu objetivo é ficar mais elegante, mas não quer usar muitas jóias, então aposte em colar grande,mas discreto, com um pingente menor. A elegância também pode ser alcançada se você souber combinar as cores, fazer com que elas se encaixem para criar um experiência visual mais bonita.

No entanto, pra sair à noite para encontrar os amigos em um barzinho ou ir a uma balada com as amigas, pode se jogar no strass, nas pulseiras, anéis em todos os dedos ou diamantes, que são sempre bem vindos! As joias estão ai para completar o look conforme cada personalidade e local.

Mas calma lá, se o seu anel é de pedras amarelas,  vermelhas ou verdes, você terá que combina-lo com roupas que têm a mesma cor ou uma cor que se assemelhe a ele.

Pessoas que preferem evitar o uso de colares ou joias muito pesadas, por causa da sua estatura,  que podem  aparentar  a ilusão de compactar a silhueta, ou por não gostarem mesmo, podem se concentrar em joias finas, delicadas e mesmo as coloridas, porém menores.

Se seus acessórios são decorados com penas, eles vão  cair muito  bem com roupas leves, para uma aparência mais suave. Mas se são decorados com crânios por exemplo, vale usar com uma  roupa mais casual evitando roupas formais pois não daria um resultado muito convincente.

Por outro lado, todas as joias criativas no estilo vintage combinam perfeitamente com sua roupa de trabalho e suas roupas para sair no fim de semana.

Para uma look com mais cara de verão ou uma roupa mais casual, você poderá brincar com as suas coleções de joias vibrantes e coloridas,  como uma mistura de pulseiras que formarão uma obra de arte completa no seu punho!

Você também pode fazer a mesma coisa com um acúmulo de colares de tamanhos diferentes com pingentes pequenos, mas lembre-se, sem exageros!

 

As Franjas

 

As franjas  ficam bem tanto em roupas como em  acessórios, até em sapatos podemos usar.

Pocahontas dos tempos modernos.Essa é uma verdadeira definição!  Mas não exagere, escolha apenas uma peça com franjas para usar de cada vez!

Antes de embarcar na combinação de acessórios com  suas roupas, você deve pensar no resultado esperado.

 

Mas todo mundo pode usar?

 

Hoje, as joias boho são a marca registrada dos frequentadores de festivais e mulheres metropolitanas sofisticadas, o Coachella e o Lollapalooza são um exemplo. Botas grandes, vestidos soltos,  muitos colares e anéis é a receita para se dar bem na hora de ir a qualquer um desses festivais.

A boa noticia é que  o  estilo boêmio é usado em todas as estações, mesmo que seja especialmente presente no verão.

As pessoas adeptas desse estilo são aquelas bem resolvidas, de bem com a vida, mente aberta e muito despojadas. Se você se encaixa em alguma dessas qualidades, então pode usar sem medo as joias boho.

 

INSPIRAÇÕES

 

Você já ouviu falar de Stevie Nicks?

Ela é uma cantora e compositora norte-americana da banda de rock Fleetwood Mac, além de uma grande inspiração na hora de escolher seus looks e joias Boho!

A brasileira Martha Graeff também pode nos ajudar e muito na hora de montar um visual!

A modelo que vive em Miami se define como despojada e casual. Diz ser bem camaleoa, e foge das tendências. Sua marca registrada são óculos escuros, botas e colares grandes.

Não poderia faltar a nossa musa Gabriela Pugliese, uma blogueira fitness,  que além de ser super saudável, defende sua conexão com a natureza, com suas belas tatuagens simbólicas, usa jóias que deixam claro seu estilo e personalidade.

Com certeza você já ouviu a música What’s up. Não está lembrada? Vamos refrescar sua memória:

And I say, hey, yeah, yeah-eah

Hey, yeah, yeah

I said, hey! What’s goin’ on?

Lembrou? Haha

A conhecida vocalista da banda 4 Non Blondes marcou uma geração com essa música. Mas não é só isso, com um estilo irrevogável, Linda Perry nos inspira quando o assunto são joias + boho.

Confere só:

Depois de toda essa vibe cigana, natureza e hippie é só escolher seu look e sair deslumbrante por ai!

 

Então não tenha medo!

 

Medo e receio não são bem vindos quando o assunto é estilo Boho, você já conheceu a história, viu que esse foi, e ainda é, um movimento muito importante, pela liberdade de se expressar não somente por palavras, mais pelo estilo de vida, pelo modo em que vestimos e como isso afeta em todas nossas escolhas. Você viu dicas de como combinar suas jóias com suas roupas, além de inspirações do mundo artístico para seguir. Se você ainda não é adepta desse estilo, então esse é um bom começo! Agora que você tem as informações mais relevantes, pode ir no instagram de algumas dessas celebridades, ir no Pinterest, revirar seu guarda roupa, procurar peças vintage,  escolher o look e vim escolher suas jóias!